quarta-feira, 13 de junho de 2012

Entrevista com Ernesto Korrodi


- Boa tarde! Estamos hoje aqui na TV Conhecimentos para conversar com um dos grandes arquitetos de Portugal. Falo-vos de Ernesto Korrodi.

Seja bem vindo, excelentíssimo senhor Ernesto Korrodi. Gostaria que nos falasse um pouco da sua vida.

E.K. – Com muito prazer! É uma honra estar hoje aqui  e ser visto por milhares de pessoas.


- Pode dizer-nos onde nasceu?

E.K. – Nasci em Zurique, na Suiça, a 30 de janeiro de 1870.
 

- Como decorreu a sua infância?

E.K. – Foi muito boa a minha infância, fui muito feliz.


-Onde viveu a maior parte da sua vida, enquanto arquiteto?

E.K. – Vivi em Leiria, nessa bela cidade do Lis. Foram os melhores anos da minha vida! Foi aí que conheci a minha esposa, casei e constitui a minha família.


- Como se chama a sua esposa?

E.K. – O nome da minha digníssima esposa é Quitéria da Conceição Maia. Um belo nome, na minha opinião!


- Teve filhos?

E.K. – Sim, tive três filhos. Infelizmente, o meu primeiro filho faleceu logo após o nascimento, em 1902. A minha filha, Maria Teresa, nasceu em 1903 e o meu filho, Camilo, nasceu em 1905.


- Por que razão veio viver para Portugal?

E. K. – Vim para Portugal através de um concurso nacional para professor de Desenho.


- Que idade tinha quando veio para Portugal?

E.K. – Nessa altura tinha apenas dezoito anos. Era um jovem cheio de ambições!


- Tem ideia de quantos edicícios projetou?

E.K. – Ao certo, não sei bem. Foram tantos….mas penso ter feito cerca de 400 projetos!


- Depois do concurso nacional que o fez vir para Portugal, foi trabalhar para alguma escola?

E. K. – Sim. Em 1889 fui para a Escola Industrial de Braga  e fiquei lá até 1894. Em 1894 fui para a Escola Domingues Sequeira, em Leiria.


- De entre o seus projetos arquitetónicos, quais os que mais se destacam, na sua opinião?

E.K. - Bom, eu considero que todos foram grandiosos e importantes, mas o que mais se destacam são o restauro do Castelo de Leiria, o Edício Zúquete, a Vila Hortênsia e a Câmara Municipal.


- Sr. Ernesto Korrodi, finalizamos assim a nossa entrevista. Foi um prazer ter conversado com tão ilustre arquiteto, que tantas obras magníficas projetou e edificou!

E.K. – Obrigado! Foi também com prazer que pude dar a conhecer alguns aspetos importantes da minha vida! Até Sempre!