sexta-feira, 23 de março de 2012

O quarto ano

     Eu chamo-me Pedro Russo e ando no quarto ano.
     No quarto ano, as matérias são mais complicadas e difíceis do que nos anos anteriores.
     Os professores também são muito exigentes, mas isso é para nosso bem.
     No quarto ano aprende-mos coisas novas e interessantes como: o esqueleto humano, a história da formação de Portugal, o ciclo da água, o sistema solar, os rios e serras de Portugal e tantas outras coisas.
     Na Matemática estudámos os números decimais, as frações, classificámos triângulos, polígonos e ângulos. Escrevemos números por extenso, ordens e classes e a tabuada devia estar na “ponta da língua”, mas às vezes está um bocadinho esquecida.
     Já conheço os determinantes, os pronomes, os adjetivos, os nomes e os verbos podem ser conjugados em vários tempos.
     Há famílias de palavras e palavras formadas por prefixação e sufixação.
     Há tantas coisas para aprender e estudar, que às vezes eu penso que não vai caber tudo na minha memória.
     O professor diz que temos que estudar todos os dias um bocadinho e os pais também. Mas é difícil!
     O sol brilha lá fora! A bola, a bicicleta e os amigos estão à nossa espera.
     Só me apetece brincar!
     Quero um dia poder dizer:

“Adeus quarto ano!
   Não quero cá voltar!
                           Deixo-te para os outros meninos,
                                        Não vou mais as tuas matérias estudar!”


                                                                                                                                             Pedro Russo, turma 48