domingo, 10 de março de 2013

PARA MIM, LER É…


No âmbito da semana da leitura, para além das várias atividades que realizou, a turma 51 refletiu sobre o que significa ler e escrever. Cada  aluno(a) redigiu um texto breve sobre o que lhe vai na alma quando lê ou quando escreve...
Partilhamos com a comunidade as suas motivações, os seus pensamentos, os seus sentimentos...      
Professora Céu

Para mim, ler é magia, vontade, fantasia,
Pois ler é uma coisa que me fascina.

Adoro ler contos de fadas, mistérios por resolver,
Há tanta coisa para ler.

Quando não há nada para fazer,
Pego num livro e começo a ler.

Há tantos livros para ler
Que em cada livro uma fantasia talvez vá acontecer.

Há tanta coisa para aprender
E com os livros podemos saber.
                                                                              Beatriz Couceiro, 4.º ano, Turma 51



Para mim ler é importantíssimo porque cada história tem o seu valor.
Tal como algumas histórias de amor são românticas, belas, apaixonantes… cada história tem o seu significado.
Quando escrevo, parece que estou no país das letras, parece que estou noutro mundo com tantas fantasias. Quando lá entro, vejo um cavaleiro a salvar a sua belíssima donzela, de cabelos loiros e longos, olhos azuis e vestido fascinante. Vejo o cavaleiro num cavalo branco, de cabelos castanhos e olhos castanhos, que representa a coragem…
                                                                               Tânia Cardoso dos Santos, 4.º ano, Turma 51



Para mim, ler é uma magia de palavras que enche a minha imaginação.
Essa magia transforma-me completamente, numa rapariga diferente,
Com mais imaginação.
Para mim, a leitura é como se fosse um brincador, um sonhador e um imaginador
A trocar magia para vencer a maldade.
Eu amo a leitura
Amo tanto como a mais ninguém…
E, sem ela, morrerei.                                    
Rozalyia Chekanova, 4.º ano, Turma 51


 Ler é uma liberdade
Que todos nós temos.
Cada história tem a sua beleza.
Cada história tem o seu encanto
E o seu espanto!
É dar o amor às palavras…
É a tristeza ou tanta alegria que temos
Que chega ao coração.
                                               Khalid Kalda, 4.º ano, Turma 51 (aluno de origem marroquina, NEEP)



Para mim, ler é sentir alegria e rir muito nas histórias mais engraçadas;
Para mim, ler é sentir tristeza nas histórias ruins;
Para mim, ler é sentir medo nas histórias de terror;
Para mim, ler é sentir-me dentro das histórias de fantasia;
Para mim, ler é sentir-me aventureira, como tudo ,nas histórias;
Para mim, ler é como saltar de cá de fora para dentro do livro;
Para mim, ler é entrar no mundo fascinante, pois as histórias são engraçadas, por isso gosto de ler;
Para mim, ler é ótimo.
Para mim, ler é como sentir-me só, primeiro, e depois de ler, fico com alguém;
Para mim, ler é um saco cheio de letras formando palavras e as palavras formando frases;
Para mim, ler é sentir felicidade com coisas diferentes;
Para mim, ler é importante, pois terei mais ideias para os textos e para comunicar no dia a dia.
                                                               Beatriz Arnauth, 4.º ano, Turma 51


Para mim, ler é…
É a Natureza que me chama para um novo dia.
Para mim , ler é magia, é desvendar um segredo. Não consigo explicar como é tão bom ler, mal consigo pensar no que vai acontecer! 
O vento canta, ao som da leitura, eu leio com muita ternura.
   Daniela Duarte, 4.º ano, Turma 51


Para mim, ler é um ato mágico,
um sentimento na minha alma.
Não sou eu que o livro vou buscar
Pelo contrário, é ele que me vem chamar.
Eu gosto de ler.
Para mim, é como viver.
Parece que o coração está a crescer,
Cada vez que um livro vou ver.
Uns livros são piores,
Outros são melhores,
É uma questão de escolher.
Para mim, faz parte da educação.
                                                               Beatriz Costa Antunes, 4.º ano, Turma 51


Para mim, ler é aprender mais sobre o mundo, é entrar num mundo paralelo. Um mundo onde eu imagino as palavras escondidas nas personagens.
Ler é o paraíso. Eu, quando leio, saio do mundo, assim é bem mais fácil fazer textos.
Os livros são fascinantes!
Aprendo muito e há várias lições que já aprendi.
Ler é importante!
                                                                              Marisa Santos, 4.º ano, Turma 51

  Para mim, ler é:                                                                                              
- Brincar com as letras                                                                     
- Voar e pular com as palavras                                        
- Falar com as histórias                                                                    
- Fazer milhares de coisas
- Treinar as nossas memórias!!!!                                                    

-passear com as sílabas
- Deitá-las pela boca
- Tornar as palavras bonitas
- Percebê-las como são
- Olhar a beleza que têm.

- Fazer palavras
- Brincar com o meu nome
- Juntar letras às coisas
- Entrar no mundo da fantasia
- Brincar e aprender com alegria!
                                                               Rúben Teixeira, 4.º ano, Turma 51



Para mim, ler é importante porque quanto mais ler, mais ideias tenho para textos e dou menos erros na escrita.
Para mim, ler é magia, porque parece que vejo as personagens do texto a passar à minha frente.
Para mim, ler é aprender o mundo da fantasia.
Para mim, ler é aprender o mundo que me rodeia.
Para mim, ler é conhecer várias histórias e aprender com uma lição que nos transmitem.
Para mim, ler é sair do planeta Terra e ir para o espaço e ficar tranquila sem me preocupar com nada.
Para mim, ler é sentir que estou a entrar na história.
Para mim, ler é fascinante.
E quando acabo de ler uma história sinto orgulho em mim…

Diana Santos, 4.º ano, Turma 51

 Para mim, ler é importante, pois podemos aprender e estudar.
Ler é a melhor coisa que podemos fazer na nossa vida.
 Às vezes, nos filmes, há legendas para nós lermos.
Ler é uma brincadeira engraçada.
Na praia podemos ler ao ver o mar calmo.
Ler é o mundo da fantasia onde o sol amanhece cheio de alegria.
Para mim, ler é o mundo cheio de palavras e desenhos animados.
Para mim, ler é felicidade e orgulho.
                                                               Beatriz Mourão, 4.º ano, Turma 51


Para mim, ler é importante, é significativo.
Quando estamos a ver televisão, às vezes, há letras e frases e temos de ler.
Quando estamos na escola, temos de ler para resolver problemas.
Eu gosto de ler, mas quando estou cansada ou farta, não consigo ler.
Para ler, é preciso saber as vogais e as consoantes, ou seja, o abecedário.
A importância da leitura é muita, pois enchemos o nosso vocabulário.
Tetyana Lopes, 4.º ano, Turma 51


Para mim, ler é como entrar no mundo da fantasia.
Cada história, cada conto, um mundo novo.
Em cada mundo há alegria ou tristeza.
Saber ler é uma virtude que nós temos.
Quando abro um livro, sinto amor, alegria, folia no ar.
E, às vezes, tristeza, desânimo e maldade.
Embora a tristeza seja má,
A alegria chega pelo amanhecer!
                                                               Pedro Medrade, 4.º ano, Turma 51


Para mim, ler é muito importante porque aprendo a fazer várias coisas: poesias, bandas desenhadas engraçadas…
Ler é um bom passatempo, é muito divertido. Com a leitura aprendo muito. Eu adoro a leitura.
O dia da leitura deveria ser todos os dias e todas as semanas para as pessoas se lembrarem que ler é muito importante para o nosso futuro.
Temos que ver filmes com legendas para treinarmos a leitura.
Há pessoas que só fazem a sua leitura quando é o “dia da leitura”, é um bocado errado porque assim não aprendem muito, como as pessoas que fazem a leitura todos os dias e todas as semanas.
É importante a leitura para a nossa vida futura, para que seja fascinante.
Eu leio livros grandes, mas quando tenho preguiça, leio pequenos. Não devia, mas a preguiça, às vezes, é maior do que eu, não gosto nada!!!
                                                               Lara Sousa , 4.º ano, Turma 51


Para mim, ler é fascinante.
Um livro vou ler, eu quero ler imenso, há muito a fazer, pois o mundo é intenso.
Um filme vou ver, vai ser tudo um prazer, com as legendas a aparecer, eu vou aprender.
Quando eu leio, leio do coração, onde cada palavra tem uma oração.
Mariana do Carmo, 4.º ano, Turma 51