domingo, 22 de março de 2015

Reduplicação do poema - História de um chapéu


No âmbito da Educação Literária foram trabalhados vários poemas:
História de um chapéu (Poema original)
Tinha um chapéu tirolês
Feito com palha de trigo
Por distração outra vez
Comeu-o, com avidez,
Um burrito meu amigo.

Reduplicação do poema - História de um chapéu
A reduplicação consiste em intercalar novos versos no poema original.


Tinha um chapéu tirolês
E três amigos de xadrez
Feito com palha de trigo
É um ótimo amigo
Por distração outra vez
Comeu um pão que fez
Comeu- o  com avidez
E com salsichas o chinês
Um burrinho meu amigo
Que gosta de passear comigo.
JOANA MARQUES.

Tinha um chapéu tirolês
Que usava muita vez
Feito com palha de trigo
Que me tinha dado o meu amigo
Por distração, outra vez
Pu-lo na palha sem querer
 ri-me mais uma vez
Comeu-o com avidez
A pensar que era palha
Um burrinho meu amigo.
Sofia        

Tinha um chapéu tirolês
Com o dono chinês
Feito com palha de trigo
Com um senhor amigo
Por distração outra vez
O que fez?
Comeu-o, com avidez
Um animal que era gordinho
Um burrinho meu amigo
E ficou um companheiro.
Diogo Pires

Tinha um chapéu tirolês
Que era tipo chinês
Feito com palha de trigo.
Parecia antigo
Por distração outra vez
Fez um de cada vez
Comeu-o, com avidez
Outra vez
Um burrinho meu amigo.
Que andava sempre comigo
Bruno Ferreira

Tinha um chapéu tirolês
Mas eu sou francês
Feito com palha de trigo
Decorado com figo
Por distração outra vez
O chapéu é um três
Comeu-o com avidez
Um, dois, três
Um burrinho meu amigo
Faz um abrigo

Levi