domingo, 13 de janeiro de 2013

A ÓPTICA E A VISÃO


Nós andámos a estudar os cinco sentidos: a audição ou ouvido, o gosto ou paladar, o tato, o olfato ou cheiro e a vista ou visão. Fizemos trabalhos de pesquisa em grupo. Cada grupo apresentou o seu trabalho à turma. Os trabalhos estavam muito interessantes.
O trabalho sobre o tato foi apresentado com fantoches. O trabalho sobre o gosto foi com um filme.
Quisemos saber mais sobre os olhos.
No dia 13 de dezembro, veio à nossa escola a Dr.ª Cristiana falar-nos sobre os cuidados que nós devemos ter com os olhos.



Começámos por fazer perguntas à Dr.ª Cristiana e ela, depois, deu a resposta.
Ficámos a saber as doenças dos olhos: a cegueira, as infeções e problemas de visão – miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Para a dificuldade de visão podemos usar óculos ou lentes de contacto. Para cada caso há um tipo de lentes.

Pudemos ver através de diferentes tipos de lentes.
Também vimos lentes de contacto coloridas e os recipientes para guardar e limpar essas lentes.
Na embalagem, cada caixa tem uma cor diferente para não se trocarem as lentes porque cada olho tem a sua lente, de acordo com as necessidades.


A Dr.ª Cristiana também explicou alguns casos de meninos da turma: porque é que usam os olhos tapados (porque têm um olho preguiçoso), porque é que têm os olhos tortos, o tipo de lentes que usam.
Foi muito divertido trabalhar com a Dr.ª Cristiana e foi muito importante sabermos coisas sobre os olhos para nós vivermos bem.
A Dr.ª Cristiana foi uma boa ajuda para sabermos os cuidados a ter com os olhos. Nós estivemos com muita atenção porque ela explicou muito bem.
Ficámos a saber muito sobre a visão.

Alunos do 2.º ano EB Quinta do Alçada – texto coletivo (04-01-2013)