Exmos Senhores Secretários
Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Leiria
Exmo Senhor Vereador da Educação e da Cultura
Pequenas Deputadas e Pequenos Deputados
Senhoras e Senhores
Estamos aqui, em nome de
todos os alunos da Escola Básica de Quinta do Alçada, respondendo “presentes”
ao apelo feito por esta edilidade. Entre a diversidade de assuntos importantes,
decidimo-nos, nesta edição, pelo tema “Olhar a nossa escola”, o qual passamos a
apresentar.
A EB de Quinta do Alçada situa-se na periferia da
cidade de Leiria, caracterizando-se por ter uma população escolar
multicultural, desde a sua abertura, há pouco mais de 2 décadas. Construída
para o funcionamento de 4 turmas de 1.º ciclo, rapidamente viu a sua população
aumentada para o dobro, tendo atualmente cerca de 160 alunos, o que traz alguns
problemas, quer no funcionamento das atividades, quer no desgaste das
instalações e equipamentos. Mantêm-se as quatro salas de aula, uma sala
polivalente feita a partir do aproveitamento de um telheiro, que serve
simultaneamente de sala para lanche dos professores e das assistentes
operacionais, para apoio a alunos, armazenamento de materiais didáticos e
pedagógicos, reuniões de trabalho e atendimento a pais e encarregados de
educação. No pátio de recreio foi construído um pequeno pavilhão que tem como
função principal o serviço de almoços, mas que, também, é sala para
desenvolvimento de atividades de natureza variada, quando é necessário. No
pátio de recreio, existe uma mesa com bancos, um campo desportivo com duas
balizas, tabelas de basquetebol e um parque com alguns equipamentos anexos.
Reconhecemos que a nossa escola tem muitas coisas boas
e valorizamos o esforço que tem sido feito pela Junta de Freguesia e pela
Câmara Municipal, na conservação dos espaços. Nesta escola, temos sido felizes.
A par do muito que aprendemos, também sentimos o carinho e a dedicação que são
dados por professores e funcionárias.
No entanto, numa escola onde a utilização dos
equipamentos é feita desde as 8:00 às 19:00, por todos os alunos, será fácil de
perceber que o desgaste e a avaria dos materiais são inevitáveis. À utilização
intensa e diária junta-se a danificação causada pelo vento, pelo sol e pela
chuva. Como todos sabemos, é importante arranjar o que se estraga, tanto para
minimizar o risco de acidentes como para se poder usar os equipamentos na sua
plenitude.
Assim,
muito respeitosamente, aproveitamos o ensejo para solicitarmos urgência nos
arranjos que a seguir elencamos:
- Arranjo das tábuas
da mesa e bancos próximos do parque;
- Renovação dos
caixotes de lixo do exterior, tendo em conta que estão à mercê do vento, do
sol, e da chuva;
- Colocação do piso
que está em falta, substituindo a brita, que dificulta a limpeza e é motivo de
brincadeiras desajustadas por parte de alguns alunos;
- Colocação de, pelo
menos, um bebedouro no exterior, para que todos possam saciar a sede sem terem
de ir à casa de banho, o que é inaceitável, nos dias de hoje, se pensarmos que
Portugal pertence ao grupo dos países desenvolvidos, com um dos melhores
sistemas de saúde do mundo.
O
olhar mais atento, pela nossa escola, levou-nos também à reflexão acerca do
funcionamento do serviço de refeições, em função das constantes observações
feitas ao longo do ano. Começámos por perceber que o espaço, equipamentos e
utensílios são adequados. Num total de 160 alunos, 120 almoçam todos os dias na
escola.
Acreditamos
que a gestão deste serviço não seja uma tarefa fácil. No entanto, porque
queremos cumprir com o nosso dever de pequenos deputados e de aprendentes do
exercício de cidadania, queremos aqui deixar registados os problemas que nós
encontrámos:
-
Muitos dos alunos não cumprem as regras mais básicas do refeitório.
-As
funcionárias a trabalhar naquele serviço não apresentam características
pessoais adequadas ao trabalho com crianças, ou seja, revelam dificuldade em
manter a ordem.
-
O horário de trabalho das mesmas é curtíssimo, relativamente às necessidades,
pois trabalham à hora e a um preço muito reduzido.
Parece-nos
que o serviço de refeições envolve demasiadas pessoas para poder funcionar bem
(pessoas da Câmara, do Agrupamento, da Empresa que confeciona e serve),
necessitando sempre de muita ajuda da parte dos professores e das assistentes
operacionais da escola, as quais não têm qualquer poder de decisão, mas muitas,
muitas preocupações.
A
comida servida raramente é de sabor agradável e a forma como é servida também
não nos parece apropriada.
Assim,
sugerimos que:
-
o acesso à utilização do refeitório seja feito de forma mais criteriosa;
-
haja uma melhoria significativa na qualidade da refeição;
-
as refeições sejam servidas por pessoas mais capacitadas para a função;
-
haja menos pessoas envolvidas neste serviço;
-
a refeição seja servida de uma só vez, a cada aluno, no tabuleiro.
Exmos
Senhores
Juntamos
a nossa voz à voz da coordenadora de escola que vai comunicando as situações
anómalas, de acordo com as normas estabelecidas. Sabemos que o tempo presente
não é favorável a despesas. No entanto, o que pedimos não são luxos nem
mordomias ou apetrechos caprichosos. Mesmo em tempos de austeridade, a vida não
pára e nós só temos este tempo para crescermos e brincarmos. Seria bom que o
pudéssemos fazer de forma mais segura e saudável.
Apelamos,
por isso, à atenção do Senhor Presidente e do Senhor Vereador da Educação e da
Cultura para a importância dos pedidos, atrás, expostos e agrademos a
oportunidade que nos deram para estarmos aqui.
Turma 51
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