quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Biografia de Karen Blixen


Karen Blixen nasceu a 17 de Abril de 1885 perto de Copenhaga, a capital da Dinamarca. Sua mãe foi a primeira mulher a ser eleita para o Parlamento dinamarquês, e o pai, foi militar e um grande escritor.
Viajou pela Europa durante a sua adolescência, como era tradicional na educação das famílias abastadas europeias. Karen Blixen gostava muito de ler e lia de tudo.
Começou a escrever pequenos contos aos 22 anos, mas foi em África que encontrou muita da inspiração e matéria para os seus livros.
Casou com um primo afastado e com ele foi para o Quénia, em África, onde compraram uma plantação de café. O casamento não correu bem, divorciou-se e ficou a tomar conta do negócio, papel na altura reservado aos homens. Pouco tempo depois, conheceu o seu verdadeiro amor, Denys Finch Hatton, piloto e caçador de safaris inglês. Com ele viveu grandes aventuras, mas este morreu num acidente de avião.
Com a Grande Depressão, que foi uma crise económica ainda pior do que esta que estamos a viver, o seu negócio do café foi prejudicado e Karen perdeu a sua quinta. Já nada a prendia ao Quénia e regressou à Dinamarca, tornando-se uma escritora famosa, na casa onde nasceu. África Minha é o seu romance mais conhecido e conta a história da sua vida, sendo adaptado ao cinema, num filme com o mesmo nome.
Karen Blixen morreu com 77 anos, em 1962, e escreveu alguns dos mais importantes romances da literatura mundial.
 
Dinis Silva Abreu, 4.º ano, turma 49