quinta-feira, 4 de julho de 2013

EB de Quinta do Alçada Assembleia Pequenos & Deputados - Texto

Exmo Senhor Presidente da Assembleia Municipal
Exmos Senhores Secretários
Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Leiria
Exmo Senhor Vereador da Educação e da Cultura
Pequenas Deputadas e Pequenos Deputados
Senhoras e Senhores

 

Estamos aqui, em nome de todos os alunos da Escola Básica de Quinta do Alçada, respondendo “presentes” ao apelo feito por esta edilidade. Entre a diversidade de assuntos importantes, decidimo-nos, nesta edição, pelo tema “Olhar a nossa escola”, o qual passamos a apresentar.

A EB de Quinta do Alçada situa-se na periferia da cidade de Leiria, caracterizando-se por ter uma população escolar multicultural, desde a sua abertura, há pouco mais de 2 décadas. Construída para o funcionamento de 4 turmas de 1.º ciclo, rapidamente viu a sua população aumentada para o dobro, tendo atualmente cerca de 160 alunos, o que traz alguns problemas, quer no funcionamento das atividades, quer no desgaste das instalações e equipamentos. Mantêm-se as quatro salas de aula, uma sala polivalente feita a partir do aproveitamento de um telheiro, que serve simultaneamente de sala para lanche dos professores e das assistentes operacionais, para apoio a alunos, armazenamento de materiais didáticos e pedagógicos, reuniões de trabalho e atendimento a pais e encarregados de educação. No pátio de recreio foi construído um pequeno pavilhão que tem como função principal o serviço de almoços, mas que, também, é sala para desenvolvimento de atividades de natureza variada, quando é necessário. No pátio de recreio, existe uma mesa com bancos, um campo desportivo com duas balizas, tabelas de basquetebol e um parque com alguns equipamentos anexos.

Reconhecemos que a nossa escola tem muitas coisas boas e valorizamos o esforço que tem sido feito pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal, na conservação dos espaços. Nesta escola, temos sido felizes. A par do muito que aprendemos, também sentimos o carinho e a dedicação que são dados por professores e funcionárias.

No entanto, numa escola onde a utilização dos equipamentos é feita desde as 8:00 às 19:00, por todos os alunos, será fácil de perceber que o desgaste e a avaria dos materiais são inevitáveis. À utilização intensa e diária junta-se a danificação causada pelo vento, pelo sol e pela chuva. Como todos sabemos, é importante arranjar o que se estraga, tanto para minimizar o risco de acidentes como para se poder usar os equipamentos na sua plenitude.

Assim, muito respeitosamente, aproveitamos o ensejo para solicitarmos urgência nos arranjos que a seguir elencamos:

- Arranjo das tábuas da mesa e bancos próximos do parque;

- Renovação dos caixotes de lixo do exterior, tendo em conta que estão à mercê do vento, do sol, e da chuva;

- Colocação do piso que está em falta, substituindo a brita, que dificulta a limpeza e é motivo de brincadeiras desajustadas por parte de alguns alunos;

- Colocação de, pelo menos, um bebedouro no exterior, para que todos possam saciar a sede sem terem de ir à casa de banho, o que é inaceitável, nos dias de hoje, se pensarmos que Portugal pertence ao grupo dos países desenvolvidos, com um dos melhores sistemas de saúde do mundo.

 
O olhar mais atento, pela nossa escola, levou-nos também à reflexão acerca do funcionamento do serviço de refeições, em função das constantes observações feitas ao longo do ano. Começámos por perceber que o espaço, equipamentos e utensílios são adequados. Num total de 160 alunos, 120 almoçam todos os dias na escola.

Acreditamos que a gestão deste serviço não seja uma tarefa fácil. No entanto, porque queremos cumprir com o nosso dever de pequenos deputados e de aprendentes do exercício de cidadania, queremos aqui deixar registados os problemas que nós encontrámos:

- Muitos dos alunos não cumprem as regras mais básicas do refeitório.

-As funcionárias a trabalhar naquele serviço não apresentam características pessoais adequadas ao trabalho com crianças, ou seja, revelam dificuldade em manter a ordem.

- O horário de trabalho das mesmas é curtíssimo, relativamente às necessidades, pois trabalham à hora e a um preço muito reduzido.

Parece-nos que o serviço de refeições envolve demasiadas pessoas para poder funcionar bem (pessoas da Câmara, do Agrupamento, da Empresa que confeciona e serve), necessitando sempre de muita ajuda da parte dos professores e das assistentes operacionais da escola, as quais não têm qualquer poder de decisão, mas muitas, muitas preocupações.

A comida servida raramente é de sabor agradável e a forma como é servida também não nos parece apropriada.

Assim, sugerimos que:

- o acesso à utilização do refeitório seja feito de forma mais criteriosa;

- haja uma melhoria significativa na qualidade da refeição;

- as refeições sejam servidas por pessoas mais capacitadas para a função;

- haja menos pessoas envolvidas neste serviço;

- a refeição seja servida de uma só vez, a cada aluno, no tabuleiro.

 

Exmos Senhores

Juntamos a nossa voz à voz da coordenadora de escola que vai comunicando as situações anómalas, de acordo com as normas estabelecidas. Sabemos que o tempo presente não é favorável a despesas. No entanto, o que pedimos não são luxos nem mordomias ou apetrechos caprichosos. Mesmo em tempos de austeridade, a vida não pára e nós só temos este tempo para crescermos e brincarmos. Seria bom que o pudéssemos fazer de forma mais segura e saudável.

Apelamos, por isso, à atenção do Senhor Presidente e do Senhor Vereador da Educação e da Cultura para a importância dos pedidos, atrás, expostos e agrademos a oportunidade que nos deram para estarmos aqui.

Turma 51

Sem comentários: