segunda-feira, 30 de abril de 2012

A minha avó


A minha avó nasceu há setenta e nove anos.
Teve sete filhos e ficou viúva aos trinta anos. Como ficou viúva tão nova e com os filhos por criar, passou por momentos complicados e difíceis, houve alturas em que passaram fome. Trabalhava numa fábrica de plásticos e deixava os filhos mais velhos, com a tenra idade oito, nove ou dez anos a tomarem conta dos mais novos.
Estava sozinha para tudo e faltava muitas vezes ao trabalho. Mais tarde foi despedida, aí foi a desgraça total! O pouco comer que havia deixou de aparecer e, o que a minha avó tinha para dar aos filhos eram lágrimas. Valeu-lhe o senhorio perdoar-lhe meses sem contas de renda e pessoas com um coração de ouro darem-lhe algum comer.
Passados seis anos arranjou um senhor solteiro, sem filhos e mais velho. Foi ele que ajudou a criar os meus tios. Morreu há dezassete anos e segundo diz a família era um homem maravilhoso.
Hoje os meus tios estão todos bem mas, não deixam de ter na memória tudo o que passaram e viram a mãe passar.
É a minha avó que me aconchega às seis da manhã quando a minha mãe vai trabalhar e que me veste e leva à escola.
Eu gosto muito da minha avó!
António, turma 48