quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O dia da limpeza




Num dia de inverno, os habitantes da aldeia andavam atarefados na rua, com a neve branca e fria que tinha caído durante a noite.
A neve que tinha caído tornou-se um obstáculo aos habitantes daquela aldeia. Eles e elas tinham imensas tarefas pela frente, combinaram e organizaram equipas para recuperar o seu dia normal. Os grupos dividiram-se e deslocaram-se para diversos locais para limpar a neve. Uns limpavam os telhados das casas, outros retiravam a neve das árvores e o último grupo era responsável por limpar a neve das estradas e passeios.
As casas da aldeia tinham os telhados vermelhos cobertos de neve, as paredes amarelas, portas castanhas e janelas azuis. A neve que tinha caído estorvava a circulação das pessoas, impedindo que estas pudessem sair ou entrar em casa. Os telhados começavam a ficar cheios de neve e o peso era muito, urgia a necessidade de limpar os telhados.
As árvores situadas entre as casas foram as primeiras a serem limpas. Os seus ramos cheios de neve tornavam-se perigosos para o acesso às casas e para o próprio telhado.
As ruas estavam intransitáveis porque a neve tinha tapado as estradas, as pessoas não sabiam onde havia os sinais, as rotundas e principalmente as curvas e cruzamentos.
A tarefa era muito difícil porque tinha nevado muito e havia muito por onde limpar.  
Os habitantes da aldeia vieram para a rua bem agasalhados. Vinham vestidos com cachecóis, chapéus pretos e botões redondos que apertavam casacos grossos e quentes. Os cachecóis eram de vários modelos, uns tinham uma só cor e outros, várias cores misturadas.
Texto coletivo, turma 48