segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ler +, ler melhor


     O passado dia 11 de novembro foi um dia muito especial na EB de Quinta do Alçada.
     Em resultado de uma parceria entre a RTP (Programa “LER +, Ler melhor”), a Câmara Municipal de Leiria, a Biblioteca Afonso Lopes Vieira e algumas Editoras, tivemos a oportunidade de receber duas centenas e meia de livros, que juntaremos ao acervo da nossa biblioteca para usufruto da comunidade escolar.
     O momento foi registado pela câmara da RTP Informação e transmitido no programa “LER+, Ler melhor” de quinta-feira, dia 17 de novembro, apresentado pela jornalista Teresa Sampaio.
     Estiveram presentes o Senhor Vereador da Educação, Doutor Gonçalo Lopes, a Doutora Teresa Nogueira, Responsável pelo Serviço Educativo da Biblioteca Afonso Lopes Vieira, o Diretor do Agrupamento de Marrazes, Professor José Violante, e o Coordenador da biblioteca do Agrupamento, Professor António Augusto.
     Os alunos, completamente eufóricos, puderam entrar no mundo fascinante dos livros colocados à sua disposição, cada um à sua maneira, lendo, vendo, folheando, tateando, cheirando, partilhando…
     A nossa aluna Hyzabel Faria, do 3.º ano, toda segura de si, quis ser a “jornalista” de serviço e, nessa qualidade, entrevistou alguns colegas mais novos que falaram das suas leituras e, timidamente, leram excertos de livros.
     Este é mais um passo no caminho que os profissionais docentes desta escola têm vindo a trilhar, no sentido de contribuírem para o grande desígnio nacional, que é a promoção do gosto pela leitura e pela escrita, desde a infância, sendo que o nosso grande objetivo é dotar os alunos de competências variadas, para que possam fazer a “leitura do Mundo”, nas suas múltiplas dimensões, seja a nível funcional, seja através da fruição do prazer de ler.
     Sendo assim, consideramos que este conjunto de livros, seleção de excelente qualidade, vem estimular não só os alunos, mas também os professores, constituindo-se como um precioso contributo para a melhoria da qualidade do trabalho a desenvolver.
     Em nome de toda a comunidade escolar, registamos aqui a nossa gratidão pela oferta que nos foi feita e pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido.

Os docentes da escola

Sem comentários: